A igus está a expandir a gama de cabos readycable confecionados para aplicações industriais com movimento. As novas adições à gama são os cabos com conetores para sistemas da Keyence, um dos líderes mundiais no fabrico de soluções de automação com garantia de qualidade. Os projetistas podem ligar imediatamente os cabos readycable às câmaras móveis de alta velocidade utilizando o princípio plug-and-play, por exemplo, e assim torná-los ainda mais à prova de falhas, sem um projeto demorado e propenso a erros.
Os cabos utilizados nas salas de espetáculo têm exigências muito elevadas. Os espaços nos palcos são, frequentemente, estreitos e complexos, e os cabos têm de suportar raios de curvatura reduzidos e movimentos frequentes durante longos períodos de tempo. Uma falha técnica pode rapidamente levar ao fim prematuro de um espetáculo. Para garantir que os cabos são discretos e à prova de falhas, a igus desenvolveu uma nova série discreta de cabos elétricos chainflex altamente flexíveis. A igus apresentou as novas soluções e outros novos produtos na SPS, em Nuremberga.
Três de uma só vez: devido à elevada procura, a igus passa a disponibilizar novas polias, roletes e capas adaptadoras para rolamentos em produção em série, até agora apenas fornecidas como produtos personalizados. Fabricados em polímeros de alto desempenho, os novos componentes são uma alternativa económica às peças metálicas equivalentes em inúmeras aplicações. São isentos de lubrificação e resistentes à sujidade, com elevada duração de vida, isentos de manutenção, amortecem vibrações e garantem um funcionamento silencioso.
A conduzir pelo deserto com energia solar! A equipa Sonnenwagen da Universidade RWTH de Aachen e da Universidade de Ciências Aplicadas de Aachen demonstra a sua viabilidade. Os estudantes construíram um automóvel solar com componentes leves e robustos, feitos de plásticos de elevado desempenho e isentos de lubrificação da igus e, assim, enfrentaram o derradeiro desafio: o Bridgestone World Solar Challenge 2025, uma competição internacional de veículos movidos a energia solar, conhecida por ser a prova solar mais dura do mundo. A equipa lutou para conquistar o quarto lugar na rota de 3.000 quilómetros que atravessa a Austrália. Um triunfo para a engenharia alemã e para a mobilidade sustentável.
Uma má ligação elétrica numa rampa de camiões pode paralisar todo o processo logístico. Os enroladores de cabo com anéis coletores são frequentemente o ponto fraco. Com o e-spool flex, a igus lançou uma nova solução que elimina a necessidade de anéis coletores, elementos conhecidos pela sua propensão a avarias, e assegura um fornecimento de energia fiável, mesmo em condições adversas.