Soluções para a indústria

Cada cliente tem requisitos específicos. Com um conhecimento profundo e vasto da indústria, a igus oferece produtos, serviços e soluções adequados para as mais diversas áreas de aplicação. Aqui encontrará imagens para descarregar – desde A para automóveis até Z para veículos de duas rodas.

Indústria agrícola

As condições na agricultura são duras e imprevisíveis. É por isso que é ainda mais importante ter componentes que funcionem de forma fiável e que consigam suportar as cargas e exigências do dia a dia. Os motion plastics conseguem fazer isso mesmo: o frio, o calor, o gelo e a sujidade não têm qualquer impacto, uma vez que os polímeros de elevada performance isentos de lubrificantes adicionais foram concebidos para isso mesmo.

Indústria automóvel

Os motion plastics são componentes para a indústria automóvel moderna. O seu baixo peso e o funcionamento silencioso são apenas duas das muitas vantagens dos componentes de precisão feitos de polímeros de elevada performance. São também resistentes à corrosão e isentos de lubrificação. A sua duração de vida calculável torna-os componentes fiáveis que oferecem vantagens técnicas e são frequentemente mais económicos do que os componentes em metal.

Indústria de bicicletas

A igus oferece uma vasta seleção de casquilhos deslizantes em polímero isentos de lubrificação e manutenção que se caracterizam pela sua elevada capacidade de carga e longa duração de vida. Ao mesmo tempo, o desempenho pode muitas vezes ser aumentado até um fator de 10 em comparação a outros tipos de casquilhos metálicos. Os casquilhos deslizantes iglidur são utilizados, por exemplo, em garfos de suspensão, travões, válvulas de aceleração e outros pontos em motas e scooters.

Máquinas de construção

As máquinas de construção devem ser capazes de suportar ambientes de trabalho severos e funcionar de forma fiável em condições climatéricas adversas. A igus oferece calhas articuladas e casquilhos deslizantes em polímero que podem fazer exatamente isso e que se distinguem particularmente pela sua elevada capacidade de carga e longa duração de vida. Isso inclui calhas articuladas para proteção e guiamento de cabos elétricos, que são utilizadas, por exemplo, em plataformas de trabalho, transportadores telescópicos ou perfuradoras, ou casquilhos deslizantes em polímero isentos de manutenção e lubrificação.

Gruas e pórticos

O porto – um ambiente hostil, com elevados ciclos de trabalho das máquinas, não é lugar para paragens inesperadas das instalações. Sob estas condições exigentes, os sistemas de calhas articuladas e os cabos chainflex® da igus® provaram a sua longevidade como um sistema de guiamento de cabos para deslocação de carrinhos em mais de 1.280 pórtico porta contentores e quase 7.200 gruas RTG, (A)RMG e ASC em todo o mundo.

Indústria alimentar

Para cumprir os rigorosos requisitos de segurança e higiene alimentar em todas as fases do processo de produção alimentar, a igus® oferece-lhe soluções em polímero para as suas máquinas e fábricas de produtos alimentares. Estes componentes de máquinas são especialmente desenvolvidos para aplicações com movimento e não precisam de ser lubrificados, evitando assim a contaminação dos produtos.

Intralogística

O armazenamento sem interrupção da logística é essencial para o funcionamento rápido das redes de abastecimento. Os processos são, em grande parte, automáticos, especialmente no caso da intralogística em grande escala. Para além dos empilhadores industriais, mesas elevatórias e paletizadores, os sistemas de transporte sem condutor (AGVs) e os transelevadores (RGBs) movimentam cada vez mais cargas unitárias e pacotes de forma autónoma. Os motion plastics suportam um funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana, porque não necessitam de lubrificação, requerem pouca manutenção e poupam peso e espaço de instalação, um aspeto importante especialmente em armazéns automáticos verticais.

Máquinas-ferramenta

Com o aumento da automação, as aplicações possíveis para os motion plastics da igus também aumentam. Das calhas articuladas, aos cabos elétricos chainflex® em movimento e aos casquilhos deslizantes dry-tech®, todas as gamas de produtos são utilizadas em máquinas-ferramentas. Graças aos smart plastics da igus, as máquinas-ferramenta 4.0 estão a tornar-se uma realidade para os fabricantes de máquinas-ferramenta. Sempre com o objetivo de reduzir custos e melhorar a tecnologia.

Indústria médica

Isenção de lubrificantes, adequados para salas limpas, resistentes a meios, resistentes à corrosão, silenciosos – estes são os critérios chave para os componentes da indústria médica. Os casquilhos deslizantes em polímero e as calhas articuladas da igus têm exatamente estas propriedades. Os casquilhos deslizantes isentos de lubrificação são usados em robôs de raio X, equipamentos de laboratório, cadeiras de pacientes e de tratamento, camas de hospital e próteses, entre outros.

Offshore

Já são utilizados em inúmeras aplicações offshore e provaram a sua eficácia: os sistemas de calha articulada da igus resistem às influências ambientais mais adversas. Em centrais de energia eólica, navios de perfuração ou plataformas petrolíferas, garantem um fornecimento de energia fiável.

Indústria ferroviária

Na indústria ferroviária, são necessários componentes robustos, capazes de resistir a elevadas exigências no funcionamento diário e a longo prazo, cumprindo simultaneamente as rigorosas normas de proteção contra incêndios, como a EN 45545 ou a NFPA 130. Ao mesmo tempo, permitem reduzir o trabalho e os custos de manutenção numa vasta gama de aplicações que envolvem movimento, como os elétricos e os comboios.

Robótica

Nas aplicações 3D, os movimentos de rotação e oscilantes fazem parte do quotidiano. É aqui que os motion plastics, que executam de forma fiável o movimento 3D do robô, são procurados. As calhas articuladas triflex protegem de forma fiável os cabos contra a torção e oferecem um raio de curvatura definido, o que aumenta consideravelmente a vida útil dos cabos e das mangueiras.

Indústria da construção naval e estaleiros

Deram provas em muitos testes e são utilizados em inúmeras aplicações offshore: os sistemas de calha articulada e os casquilhos deslizantes da igus® desafiam as condições mais difíceis. São extremamente fiáveis e à prova de falhas em estaleiros, em gruas de alto mar e navios de trabalho e aplicações de energia em terra nos portos.