Vitória no Campeonato Mundial RoboCup 2025 com as soluções da igus

Outubro 21, 2025

A equipa de Carologistics de Aachen estabelece um novo recorde mundial numa competição de logística a utilizar módulos lineares drylin

Com a ajuda dos motion plastics da igus, tais como os módulos lineares drylin ZLW e as calhas articuladas, a equipa de Carlogistics conseguiu otimizar os seus robôs para o Campeonato Mundial RoboCup e levar uma vitória para casa. (Fonte: igus GmbH)

Os engenheiros projetistas podem aumentar consideravelmente a eficiência dos robôs logísticos autónomos com os módulos lineares da igus. O Campeonato Mundial RoboCup no Brasil em 2025 provou isso, uma vez que robôs de todo o mundo puderam manipular produtos numa fábrica simulada. Aqui, a equipa de Carologistics de Aachen implementou com sucesso um sistema de garras rápido, preciso e fiável, utilizando módulos lineares da série drylin ZLW da igus. Com esta solução, a equipa ganhou o título mundial e estabeleceu um novo recorde mundial.

Todos os anos, engenheiros de todo o mundo competem na RoboCup. No maior evento de robótica do mundo, robôs autónomos competem em diversas modalidades, como futebol, serviços de emergência, aplicações domésticas e industriais. É neste contexto que a Carologistics, uma equipa de investigadores e estudantes da Universidade RWTH de Aachen, se destaca. Desde 2012, a equipa tem participado na Liga de Logística, na qual os robôs trabalham de forma autónoma em fábricas simuladas. O robô desenvolvido em Aachen parece-se com o R2D2 dos filmes “Star Wars”. É constituído por uma base omnidirecional e um sistema linear multiaxial montado no topo do mesmo, sobre o qual é posicionada uma garra de precisão. “Nas últimas competições notamos que as outras equipas eram superiores a nós em termos de velocidade de aderência”, diz o co-líder da equipa Daniel Swoboda da Universidade RWTH de Aachen. “Por isso, para a RoboCup de 2025 no Brasil, decidimos redesenhar o sistema de garras para nos mantermos competitivos.”

Velocidade de garra triplicada com as soluções da igus

Para permitir que os robôs agarrassem os objetos de forma mais rápida, os módulos lineares com acionamento por fuso tiveram de ser substituídos. De acordo com Swoboda, eram precisos e fiáveis, mas não rápidos o suficiente. Para o campeonato do mundo, a equipa passou a utilizar módulos lineares drylin acionados por correia dentada da série drylin ZLW-1040-S da igus com motores EC. Estes módulos permitem à garra movimentar-se para cima e para baixo no eixo Z e para a frente e para trás no eixo Y. Swoboda afirma: “Graças ao acionamento por correia dentada, podemos agora atingir uma aceleração de 2m/s2.” É também utilizado um eixo rotativo com um motor de passo da série robolink D, que permite à garra rodar sem que o robô tenha de rodar. “Graças a esta combinação, conseguimos reduzir a duração de um processo de preensão de 30 para 10 segundos.” A equipa também confiou na igus para o guiamento dos cabos. As calhas articuladas da gama easy chain, que são fáceis de preencher, protegem os cabos elétricos durante os movimentos lineares. Estas são complementados por uma calha articulada triflex R, que foi especificamente desenvolvida para movimentos 3D complexos, garantindo segurança e durabilidade, mesmo durante movimentos rápidos e dinâmicos.

A equipa Carlogistics estabelece o recorde mundial e ganha o título

Levando consigo os robôs optimizados, a equipa viajou para Salvador, no Brasil, de 15 a 21 de julho de 2025. De acordo com Swoboda, um ponto positivo do sistema linear era o facto de não necessitar de lubrificação, o que significava que o transporte era higiénico. As competições começaram no local. A tarefa do robô era fabricar cilindros em vários tamanhos em máquinas de produção num ambiente fabril simulado, de acordo com encomendas aleatórias de clientes numa loja online. Para isso, o robô tem de planear etapas de trabalho e transportar continuamente componentes de uma máquina para outra. São necessários cerca de 40 movimentos de preensão por competição. “O sistema linear da igus não só impressionou pela sua velocidade e precisão, mas também pela sua elevada fiabilidade”, diz Swoboda. O sistema teria dado assim um contributo importante para garantirem o novo recorde mundial. “Conseguimos fabricar oito em dez produtos encomendados na loja online durante o concurso.” O que corresponde a mais dois produtos do que o recorde anterior estabelecido pela Universidade de Tecnologia de Graz. “Gostaríamos de agradecer à igus, que nos apoiou em todas as etapas como patrocinadores, com tecnologia de ponta e conhecimentos valiosos.”

Filename: PM4225-1.jpeg

Filename: PM4225-2.PNG

Filename: PM4225-PT.docx

Filename: PM4225-PT.pdf

Palavras-chave do artigo