Repensar o tráfego urbano: o novo veículo elétrico conta com casquilhos em polímeros isentos de manutenção

Outubro 28, 2025

Os engenheiros de projeto da nova JetBike melhoram a experiência de condução e a sustentabilidade com casquilhos deslizantes iglidur isentos de lubrificação

Na JetBike, os casquilhos em polímeros isentos de lubrificação da igus asseguram uma condução suave e isenta de manutenção, ideal para o tráfego urbano do futuro. (Fonte: igus GmbH)

Ter um automóvel está a deixar de ser uma prioridade para muitos jovens nas cidades. Vários estudos demonstram que a número de peões e bicicletas está a aumentar significativamente, especialmente nas áreas urbanas. O automóvel como símbolo de status está a perder o seu apelo, em vez disso, o foco está a mudar para soluções de mobilidade sustentáveis, flexíveis e de baixa manutenção. A JetBike GmbH, sediada em Braunschweig, abraça esta transformação com uma proposta pioneira: a JetBike, uma combinação inovadora entre bicicleta elétrica e automóvel urbano. Para cumprir os requisitos relativos à sustentabilidade e facilidade de manutenção, a empresa confia nos casquilhos em polímeros isentos de lubrificação da igus.

Trotinetes eléctricas, bicicletas e veículos compactos: existem inúmeras alternativas ao automóvel no mercado para revolucionar a mobilidade urbana. Os clientes são exigentes no processo de escolha. Qual seria o veículo perfeito para o verão? Um ponto fulcral é muitas vezes a questão da manutenção. Quem é que tem vontade de limpar e relubrificar diariamente vários pontos de apoio para chegar ao trabalho a horas? Era o que os engenheiros de projeto da JetBike GmbH em Braunschweig tinham em mente ao desenvolver a JetBike: uma bicicleta elétrica semelhante a um carro, com uma cobertura completa que as pessoas podem utilizar sem licença de condução, impostos ou seguros.

Os tradicionais casquilhos metálicos eram desmancha-prazeres

Os especialistas suspeitavam que os casquilhos metálicos convencionais poderiam causar problemas na mecânica do veículo. “No tráfego urbano, há sempre o risco do pó e da sujidade se acumularem nos casquilhos metálicos, comprometendo um funcionamento suave e silencioso,” diz Enno Hecker, CEO da JetBike GmbH. Além disso, o risco constante de corrosão e a necessidade de relubrificação tornam estas soluções pouco práticas para veículos do dia a dia. “Por isso, decidimos substituir os casquilhos metálicos por alternativas em polímeros isentos de lubrificação da igus, uma decisão que valeu a pena.”

“A igus levou-nos a sério de imediato, apesar de, no início, apenas precisarmos de pequenas quantidades”

Os casquilhos em polímeros da série iglidur da igus podem ser encontrados em qualquer lugar na JetBike. Os casquilhos deslizantes iglidur G são utilizados, por exemplo, na direção e em componentes rotativos do chassis. Os engenheiros utilizaram versões com flange para o ajuste do encosto do banco, entre outros componentes. Os terminais de rótula e as chumaceiras esféricas igubal® permitem sequências de movimentos complexos, e são instalados na ligação dos componentes do chassis. As chumaceiras de flange asseguram fixações estáveis em pontos de apoio mais amplos, como o capô ou a tampa do compartimento de bagagem. Além disso, os elementos deslizantes impressos em 3D feitos do material SLS iglidur i3 são utilizados no sistema inovador sistema de inclinação patenteado da JetBike. “A colaboração com a igus foi muito eficiente e agradável, uma vez que a empresa levou-nos a sério de imediato, embora, como start-up, só exigíssemos quantidades muito pequenas no início”, recorda Hecker. “Por isso, não foi problema, por exemplo, realizar tamanhos especiais de casquilhos e adaptá-los com precisão ao nosso veículo. Este serviço ao nível dos olhos acelerou significativamente o nosso processo de projeto.”

Casquilhos em polímeros: isentos de lubrificação e funcionamento mais suave

Os casquilhos em polímeros iglidur oferecem uma série de vantagens. Em primeiro lugar, não requerem lubrificação: os lubrificantes sólidos microscópicos incorporados no material permitem um funcionamento a seco, com baixo atrito e sem manutenção. “Os casquilhos são significativamente mais resistentes à sujidade, mais seguros para avarias e completamente isentos de manutenção. Isso era exatamente o que procurávamos “, diz Hecker. Além disso, os proprietários não precisam de quaisquer massas lubrificantes, cuja produção é frequentemente intensiva em CO2 – um contributo adicional para a sustentabilidade do projeto. Em segundo lugar, os casquilhos em polímero têm especificações de amortecimento, que garantem uma condução mais suave, mesmo em pisos irregulares. Em terceiro lugar, os casquilhos são robustos. Quando sujeitos a cargas elevadas, sofrem deformação elástica em vez de serem danificados. Isto também aumenta a fiabilidade do veículo. Por fim, os casquilhos em polímero são até 80% mais leves do que os casquilhos metálicos. Esta redução de peso ajuda a aumentar a alcance do veículo elétrico e numa melhoria da eficiência energética. Com todos estes benefícios, o investimento em casquilhos em polímero, que são também até 40% mais económicas do que os equivalentes metálicos, compensam muito rapidamente. A start-up está atualmente a desenvolver um protótipo pré-série da JetBike.

Saiba mais sobre a JetBike: https://www.jetbike-mobility.de/

Mais informações sobre os casquilhos deslizantes em: https://www.igus.pt/casquilhos-deslizantes

Filename: PM4325-1.jpg

Filename: PM4325_PT.docx

Filename: PM4325_PT.pdf

Palavras-chave do artigo