ReBeLMove Pro: plataforma robótica modular para logística, montagem e manuseamento

Fevereiro 18, 2026

O robô móvel autónomo da igus promete uma configuração simples com superestruturas flexíveis e integração rápida no processo produtivo

O ReBeLMove Pro serve de plataforma para várias superestruturas, desde sistemas de recolha de encomendas, a sistemas de prateleiras inteligentes e robôs colaborativos com tapetes transportadores. (Fonte: igus SE & Co. KG)

A crescente pressão sobre custos e eficiência coloca elevados desafios à produção moderna. Com o ReBeLMove Pro, a igus lança um robô móvel autónomo modular (AMR), configurável de forma flexível para aplicações que vão do transporte de pequenas cargas a soluções robóticas. A integração nos processos existentes é simples e não requer experiência prévia. O ReBeLMove Pro está disponível a partir de apenas 59 924€, o que o torna cerca de 25% mais económico do que a maioria dos modelos concorrentes.

O ReBeLMove Pro consiste num robô de transporte compacto e retangular, com quatro rodas e motor elétrico. O AMR tem 795 mm de comprimento, 560 mm de largura, 195 mm de altura, pesa 60 kg e tem uma pintura preta com detalhes em laranja, característico da igus. O robô pode navegar autonomamente a uma velocidade de até 2m/s, transportar até 250kg ou puxar até 900kg no manuseamento de materiais. Uma carga da bateria é suficiente para um turno completo de oito horas. Ao adicionar acessórios ao ReBeLMove Pro, os utilizadores podem adaptá-lo a diferentes tarefas no manuseamento de materiais. Os exemplos incluem tapetes transportadores de altura ajustável e um braço articulado cobot, para estações de trabalho de montagem, um transportador de materiais ou uma prateleira com sinais luminosos para uma recolha de encomendas mais produtiva. O novo robô também pode ser utilizado ao ar livre. “A própria igus já utiliza o ReBeLMove Pro como veículo para retirar produtos das máquinas de moldagem por injeção na produção”, afirma Sebastian Thorwarth-Kienbaum, especialista em Automação Low-cost da igus. “Estas são tarefas monótonas e rotineiras no manuseamento de materiais, algo que as empresas têm dificuldade em tornar interessantes para os seus funcionários.” Em apenas dois meses, por exemplo, um foi implementado na produção da igus um sistema de transporte de contentores totalmente automatizado, incluindo integração de interfaces, desde a fase de conceção até à implementação. O robô assegura o transporte de componentes de rolamentos de esferas da máquina de injeção para a máquina de montagem totalmente automática, sem qualquer intervenção humana.

Retorno do investimento em apenas 12 meses

No entanto, as empresas não só economizam os custos na aquisição do AMR, mas também durante a aplicação e na operação. “Os integradores de sistemas e as licenças de software causam, muitas vezes, custos elevados de acompanhamento, o que leva as empresas a colocarem o tema da automação novamente em suspenso”, afirma Thorwarth-Kienbaum. “Por isso, fizemos questão de assegurar que o ReBeLMove Pro pode ser integrado e operado sem ajuda externa ou experiência prévia em automação.” Durante um simples percurso, o robô cria, automaticamente, um mapa digital 3D da sala, utilizando sensores LIDAR, sensores 3D e uma câmara RealSense e pode mapear uma sala de 200 metros quadrados em menos de três minutos. O robô pode então mover-se de forma autónoma, sem a necessidade de diretrizes complexas ou marcas no chão. A programação também é rápida e intuitiva, pois os utilizadores podem criar movimentos com o software em apenas 15 minutos e sem qualquer conhecimento de programação. A integração em ambientes de informática existentes com interfaces abertas, como IoT, VDA 5050, REST, CAP ou ERP é igualmente simples. O ReBeLMove Pro também é compatível com soluções externas de gestão de frotas, como o Fleetexecuter, Kinexon ou Naise. “Graças aos baixos custos de investimento e à facilidade da aplicação e da operação, o retorno médio do investimento de um ReBeLMove Pro é de doze meses. O ReBeLMove Pro custa apenas 52 924€, ou seja, uma solução económica face às soluções standard do mercado”, resume Thorwarth-Kienbaum.

Filename: PM6025-1.jpg

Filename: PM6025-PT.docx

Filename: PM6025-PT.pdf

Palavras-chave do artigo