Pegada de carbono 80% menor: a igus muda para material reciclado nas calhas articuladas da série E2.1
Junho 20, 2025
O material sustentável igumid CG LW oferece especificações mecânicas comparáveis e ao mesmo preço que a anterior série E2.1

Após o desenvolvimento bem sucedido da primeira calha articulada no mundo em plástico reciclado, a igus, especialista em motion plastics, está a dar o próximo passo, convertendo toda a gama do catálogo de calhas articuladas da série standard E2.1 no novo material reciclado igumid CG LW.
A União Europeia pretende criar uma economia circular e com impacto neutro no clima até 2050. Em vez de produzir resíduos, uma economia circular funcional baseia-se no conceito “do berço ao berço”. Os consumíveis são reintroduzidos no ciclo natural e técnico, a fim de conservar os recursos e as preciosas matérias-primas. Com a série de calhas articuladas E2.1, que foi completamente convertida em versão com material reciclado, a igus mostra que isto já não é um sonho. A empresa dá este passo depois de introduzir a primeira calha articulada feita de material reciclado em 2022. Esta série de calhas articuladas é agora fabricada a partir do material reciclado igumid CG LW. É constituída por material reciclado usado, por exemplo redes de pesca velhas e calhas articuladas usadas, que são trituradas e transformadas em material reciclado no âmbito do programa interno “Chainge”.
Mais sustentabilidade sem custos adicionais ou perda de qualidade
As calhas articuladas feitas com o material sustentável não só têm propriedades mecânicas comparáveis às das calhas standard, como também estão disponíveis ao mesmo preço que a anterior série E2.1. Mesmo em termos de comportamento ao desgaste, robustez e ciclos de flexão contínuos, as calhas articuladas oferecem a mesma qualidade. Esta série caracteriza-se pela sua longa duração de vida, pelo funcionamento particularmente silencioso, a facilidade de preenchimento e instalação. “Com esta série de calhas recicladas, permitimos que os clientes contribuam para a economia circular dos plásticos em conjunto connosco”, afirma Jörg Ottersbach, Diretor da unidade de negócio de calhas articuladas na igus. “Ao mudar para o igumid CG LW, estamos a demonstrar que a economia circular e a relação custo-eficiência não se excluem mutuamente.”
Pegada de carbono 80% menor
Ao optar pela série E2.1 , os clientes estão a dar um contributo importante para a produção sustentável do futuro. Em comparação com o material standard, o material reciclado tem uma pegada de CO2 80% inferior. A própria igus também está a impulsionar as suas medidas para a sustentabilidade com os novos produtos. A empresa está a concentrar-se com medidas em todas as áreas (Âmbito 1 a 3), desde a utilização do calor do processo e da eletricidade verde, ao aumento das estações de carregamento até à modernização dos edifícios.
Cerca de 170t de material recolhido
Como parte do programa “Chainge”, a igus tem vindo a aceitar calhas articuladas usadas de todos os fabricantes desde 2019. Em 2022, foi adicionada uma plataforma online à iniciativa de reciclagem, através da qual os clientes também podem reciclar outros componentes feitos de plásticos técnicos e comprar material reciclado sob a forma de material granulado. Para além de aceitar calhas articuladas antigas, a igus também aceita materiais usados como parte de encomendas enviadas. Já foram recicladas cerca de 170t de plástico através da plataforma “Chainge”. Pelo seu programa de reciclagem, a igus recebeu o Prémio Empresarial Rhineland na categoria de sustentabilidade (2022) e ficou em primeiro lugar no concurso de reciclagem “Going Circular” organizado pela Câmara de Comércio e Indústria de Colónia (2023).
