Mais perto dos clientes para envios mais rápidos: a igus adquire a elko, empresa especializada em confeção de cabos elétricos

Abril 15, 2025

Graças ao aumento da capacidade de produção, os clientes podem receber os cabos confecionados para as suas aplicações de forma ainda mais rápida

A fusão da igus e da elko dá aos clientes um acesso ainda mais rápido aos cabos elétricos confecionados perfeitos. Na imagem (da esquerda para a direita): Michael Blass, Markus Grödinger, Christian Stremlau, Harwig Nuß (Fonte: igus GmbH)

A igus anuncia a aquisição da empresa elko Verbindungstechnik GmbH. Com este passo, a igus está a expandir as suas capacidades na montagem de sistemas de acionamento. Ao mesmo tempo, a empresa de Colónia, especializada em motion plastics, agora está ainda mais próxima dos seus clientes, no centro da indústria automóvel e das máquinas-ferramenta alemãs.

A confeção de cabos elétricos para aplicações com movimento é uma competência central da igus. Estes são fabricados de acordo com standards industriais ou especificações personalizadas. Para os cabos, a igus recorre à sua vasta gama chainflex, que é utilizada em combinação com os maiores fabricantes de conetores, como a Harting, Binder, TE Intercontec, Yamaichi e muitos outros. Na gama standard, com quase 6000 cabos confecionados, de servomotor, sinais e encoder para utilização em calhas articuladas e adequados para motores de 40 fabricantes, a igus oferece o cabo de acionamento certo para quase todas as aplicações. Os cabos confecionados com fichas readycable garantem uma longa duração de vida graças aos extensivos testes e controlos de qualidade no laboratório de testes com 4,000m2 e aos mais de 25 anos de experiência da igus no fabrico e montagem de cabos.

Soluções de confeção personalizadas para entrega imediata

Em janeiro de 2025, a igus adquiriu a empresa elko Verbindungstechnik GmbH. Tal como a igus, a elko é uma empresa gerida pelo proprietário e especialista em conexões. A empresa de Kirchheim am Necker é especializada na montagem de cabos e conectores em sistemas e conjuntos de cabos específicos dos clientes, que são utilizados principalmente no fabrico de máquinas e na indústria automóvel. Graças à sua localização geográfica e às boas ligações de transportes, oferece condições ideais para muitos clientes e para um serviço ainda melhor. “A proximidade com os nossos numerosos clientes no sul da Alemanha permite à igus ser ainda mais flexível e responder mais rapidamente aos requisitos individuais,” salienta Michael Blass, Diretor Geral para sistemas de calhas articuladas da igus. “A proximidade regional permite ainda um serviço ao cliente mais direto e personalizado.” É precisamente esta proximidade com os clientes e as suas aplicações que é importante para o desenvolvimento de soluções inovadoras, prestando muita atenção aos requisitos específicos das respetivas aplicações. “Não existe um cabo que sirva para tudo; as condições de funcionamento e a localização desempenham um papel decisivo na escolha do melhor cabo,” diz Christian Stremlau, Diretor do departamento de readychain & readycable na igus. “Procuramos sempre a solução mais económica que funcione.”

Uma fusão que reforça os dois parceiros

Com a aquisição da elko, a igus também expande as suas capacidades de produção através de mais espaço de produção e da automatização consistente dos processos de produção. O resultado é uma rede de produção com tempos de fabrico e entrega mínimos. Atualmente, a igus processa mais de 14.000 cabos por semana só na Alemanha. No total, os readycables são confecionados em 14 locais internacionais da igus por todo o mundo. As máquinas de confeção testadas e comprovadas também serão utilizadas na elko para reduzir os tempos de produção , aumentando a qualidade e a estabilidade dos preços. “Tal como em Colónia, continuaremos a investir e a trabalhar continuamente no desenvolvimento de soluções inovadoras,” diz Stremlau. Um exemplo é a Crimptower, desenvolvida e patenteada pela própria empresa, que comporta 10 máquinas de cravar e 20 tiras diferentes para processamento imediato. “Tomámos uma decisão muito consciente de comprar a elko,” sublinha Stremlau. “A elko é uma empresa gerida pelo proprietário que tem crescido de forma constante e que se caracteriza pelos seus funcionários empenhados que colocam o seu coração e alma no seu trabalho. É uma empresa com carácter e tradição, com fortes relações com os seus clientes. Está profundamente enraizada na região. A igus agradece a Harwig Nuß e Markus Grözinger, que fundaram a empresa em 1998, pela sua confiança, e sente um grande sentido de responsabilidade em utilizar as forças e recursos conjuntos para oferecer a todos os clientes um serviço ainda melhor e produtos ainda melhores.” Stremlau está convencido de que a fusão da igus e da elko irá fortalecer ambas as empresas. “Estamos ansiosos por trabalhar com a simpática e ambiciosa equipa da elko e com os seus atuais CEOs para garantir que os clientes têm acesso mais rápido ao melhor cabo que funciona de forma fiável na sua aplicação móvel,” conclui Blass.

Filename: PM0325-1.jpg

Filename: PM0325-PT.docx

Filename: PM0325-PT.pdf

Palavras-chave do artigo