Jogar antes de comprar: A igus simplifica a Automação Low Cost com as aplicações, o metaverso e novos cobots
Julho 27, 2023
Na feira de Hanôver de 2023, a igus apresentará o próximo nível de engenharia através das inovações digitais
A igus está a acelerar o ritmo da Automação Low Cost, a facilitar a entrada na automação e a torná-la mais acessível do que nunca. A combinação de hardware económico e inovações digitais coloca o futuro da automação ao seu alcance. Aqui estão algumas provas disso: o ReBeLmini, um cobot por 3,999 euros e o software RBTXperience para fácil programação de robôs comerciais. O iguversum virtual oferece o espaço de recreio perfeito para colocar em funcionamento e programar facilmente aplicações com robôs e depois torná-las uma realidade.
A Feira de Hanôver é sempre um importante ponto de encontro para os últimos desenvolvimentos no sector. Também este ano, a igus apresentou produtos e soluções digitais que ajudam as empresas a melhorar os seus produtos e a reduzir custos. Um exemplo de Automação Low Cost: Novos cobots, software, e mundos virtuais paralelos asseguram que mesmo os principiantes em robótica podem começar com uma automação económica num espaço de tempo muito curto. O ponto de partida do hardware é um robô em plástico da igus, como o novo ReBeLmini, um verdadeiro “plug-and-play cobot” por apenas 3,999 euros, incluindo software de controlo e a alimentação. Este robô trabalha com cinco eixos, pesa 4kg, tem um alcance de 310mm, move cargas até 0,5kg, e atinge sete picks por minuto com uma repetibilidade de +/- 1mm. O ReBeLmini é particularmente adequado para utilização em espaços reduzidos, tais como os sistemas de automação para teste ou de controlo de qualidade com câmaras, e pode também ser utilizado em aplicações invertidas.
Um novo nível de engenharia com as ferramentas digitais
As ferramentas digitais da igus, recentemente desenvolvidas ajudam as empresas a configurar, integrar e controlar o seu hardware de robótica individual de forma rápida e fácil. De acordo com a ideia “Jogar antes de comprar”, o novo software RBTXperience permite combinar e testar câmaras, pinças e robôs, mas também estruturas de máquinas e tapetes rolantes, num modelo 3D – tão simples como num jogo de computador. Os componentes e as estruturas podem ser arrastados e largados como o projetista desejar, sempre com uma garantia de compatibilidade e um preço imediato. Os ficheiros CAD podem ser descarregados para o seu próprio software de projeto com um único clique. “No início da Feira de Hanôver, guardamos na nossa base de dados todas as soluções de automação configuradas na ferramenta online e disponibilizámos-las a outros clientes como um modelo de desenho. Isto permite-nos ter uma grande conjunto de projetos”, diz Alexander Mühlens, Diretor da Unidade de Negócios da Automação Low-Cost na igus. Já estão disponíveis mais de 300 soluções na plataforma online RBTX como uma fonte de inspiração para replica imediata, 95% das quais têm um custo de investimento inferior a 12.000 euros. Mas a igus simplifica não só a configuração, mas também o controlo da Automação Low Cost. A igus oferece um software intuitivo para definir as sequências dos movimentos nos robôs ReBeL em 30 a 60 minutos, mesmo sem conhecimentos de programação. O novo software AnyApp, que permite a programação intuitiva também para outros robôs, foi apresentado na Feira de Hanôver de 2023. A AnyApp é particularmente adequada para empresas que combinam robôs de diferentes fabricantes em soluções de automação, mas que não querem ter múltiplos pacotes de software de comando.
O iguversum: Alcançar um desempenho da engenharia de topo no mundo virtual
Outro passo no desenvolvimento é o iguversum, que pôde ser experimentado no novo “stand digital da igus” no pavilhão 17. Os utilizadores de todo o mundo poderam interagir e colaborar virtualmente em projetos sem estarem fisicamente presentes. Isto não só poupa tempo, como também é mais sustentável, porque não há necessidade de viajar. O iguversum é um universo de colaboração e uma ferramenta digital que pode apoiar as empresas em todos os desenvolvimentos técnicos. As tecnologias de realidade expandida (XR) como a realidade virtual (VR) e a realidade aumentada (AR) permitem o planeamento, controlo e teste de soluções de automação no espaço virtual. Isto permite aceder remotamente a ambientes de trabalho perigosos ou incómodos sem estar fisicamente no local.
Isto permite às empresas tornarem o seu ambiente de trabalho mais seguro, gerando uma maior satisfação e motivação dos colaboradores e facilitando o recrutamento de novos especialistas. “No futuro, veremos como as pessoas trabalham em colaboração no metaverso e controlam remotamente os robôs a partir de mundos virtuais. Isto irá mudar a forma como trabalhamos juntos”, diz Marco Thull, responsável sénior de marketing na igus GmbH. A igus irá oferecer às empresas ferramentas digitais tais como simulações, previsões e análise de dados, indo além do que a Automação Low Cost pode fazer para tornar os seus processos mais rápidos e mais económicos. “A nova tecnologia não tem fim. Temos de continuar a concentrar-nos nestas questões: O que é que o cliente ganha com isso? É útil ou não?” diz Thull. “A combinação de hardware económico, software e XR em relação à inteligência artificial permitirá aos clientes melhorar continuamente as suas máquinas e sistemas e adaptá-los rapidamente às necessidades dos seus clientes – uma enorme vantagem competitiva.”