Gestão de espaço facilitada: nova coroa rotativa compacta da igus

Outubro 14, 2025

Modelos de máquinas mais eficientes e maior espaço de instalação graças à nova versão compacta PRT-04

A versão compacta das coroas rotativas deslizantes PRT-04 é uma solução para movimentos rotativos precisos, por exemplo, em painéis de comando. (Fonte: igus GmbH)

A igus acaba de lançar a nova versão compacta da coroa rotativa PRT-04, desenvolvida especialmente para aplicações que exigem movimentos rotativos precisos sob cargas médias. Graças ao uso de plásticos de alto desempenho livres de lubrificação, a nova PRT-04 é isenta de manutenção, resistente à corrosão e garante uma operação suave e durável – ideais para máquinas modernas com espaços de instalação reduzidos.

Seja em máquinas de embalagem, mesas de montagem, painéis de controlo e operação em máquinas-ferramentas, as coroas rotativas deslizantes asseguram movimentos precisos, mesmo a altas cadências de funcionamento. Há mais de 20 anos, a igus desenvolve coroas rotativas fabricadas em polímeros de elevado desempenho e resistentes ao desgaste, concebidas especificamente para este tipo de aplicações. As coroas têm elementos deslizantes de efeito radial e axial entre os anéis interior e exterior, garantindo um movimentos suaves e precisos. Graças ao seu design isento de manutenção, o atrito e o desgaste são minimizados — sem necessidade de lubrificação. A igus desenvolveu agora uma nova versão compacta da sua série iglidur PRT-04 especificamente para os espaços de instalação cada vez mais reduzidos na engenharia mecânica. “Os nossos clientes são cada vez mais confrontados com o desafio de integrar componentes de elevada performance em projetos de máquinas cada vez mais compactas,” diz Marc Trenkler, Gestor de Produto das coroas rotativas deslizantes na igus. A versão particularmente compacta das coroas rotativas oferece aos projetistas uma solução leve, económica e que poupa espaço, ideal para movimentos rotativos sob cargas médias. O modelo especial, com um anel exterior reduzido, optimiza ainda mais espaço no diâmetro interior, permitindo a integração direta dos cabos e dos sistemas de acionamento. Em comparação com a série anterior PRT-01, a versão compacta é cerca de 50% mais compacta, 60% mais leve e 20% mais económica, uma vantagem decisiva para aplicações móveis e projetos de máquinas modulares. Além disso, a montagem é simplificada, uma vez que as coroas são aparafusadas a um eixo através do anel exterior.

Polímeros de elevada performance para qualquer aplicação

Graças à utilização de plásticos de elevada performance como o iglidur J nos elementos deslizantes, as coroas não só são resistentes, como também são isentas de lubrificação, resistentes à corrosão e silenciosas. Existem materiais em conformidade com a FDA, como o iglidur A180 e o iglidur A181, para requisitos especiais, como, por exemplo, na indústria alimentar. Os materiais iglidur JPF, isentos de PTFE, ou os materiais iglidur F2, com dissipação eletrostática, também funcionam como elementos deslizantes.

Modulares, versáteis e testados

A nova versão compacta está disponível para todos os tamanhos da série PRT-04. A igus também está atualmente a trabalhar numa versão compacta da sua série PRT-02, que é particularmente adequada para aplicações sujeitas a flexão. Para um dimensionamento rápido e fácil das coroas rotativas, a igus oferece uma ferramenta online. Em https://www.igus.pt/coroas-rotativas-deslizantes/configurador , os projetistas podem personalizar as suas coroas rotativas deslizantes e encomendá-las diretamente. A igus também oferece uma garantia de 4 anos em todos os produtos para os quais seja possível calcular a duração de vida com as ferramentas online. Isto é possível graças aos testes intensivos realizados no laboratório de testes da empresa, com 5.500m2 em Colónia.

Filename: PM4025-1.png

Filename: PM4025-PT.docx

Filename: PM4025-PT.pdf

Palavras-chave do artigo