Feitas de uma só peça: as calhas articuladas E1 para espaços de instalação particularmente reduzidos

Outubro 9, 2025

A igus desenvolve sistemas de fornecimento de energia flexíveis e robustos para cabos elétricos, neste momento, está à procura de projetistas para projetos piloto

Com as calhas articuladas de uma só peça E1, a igus desenvolveu um guiamento de cabos económico para pequenos espaços de instalação, quer se tratem de máquinas de venda automática de alimentos, equipamentos laboratoriais ou portas elétricas. (Fonte: igus GmbH)

Quer seja em máquinas de venda alimentar, equipamentos laboratoriais ou portas automáticas: sempre que o espaço é reduzido, os projetistas dispensam muitas vezes guiamentos individuais para os cabos em movimento, arriscando-se assim, a danificar os cabos, elevando os custos de manutenção desnecessariamente. Uma nova calha articulada de uma só peça injetada e particularmente compacta, fabricada em plástico de elevada performance da igus, foi concebida para melhorar estes sistemas. Como esta solução está em fase de estudo, a empresa especializada em motion plastics, sediada em Colónia, está agora à procura de interessados que queiram utilizar os sistemas de calhas articuladas em projetos piloto e desenvolvê-los para a produção em série.

Em aplicações simples, os projetistas dispensaram muitas vezes os sistemas de guiamento para os cabos, quer seja por razões de espaço, de custos ou porque os movimentos são demasiado pequenos. “Os cabos movem-se então livremente ou são mantidos numa posição através de abraçadeiras”, explica Kira Weller, Gestora de Produto de calhas articuladas na igus. Contudo, assim os projetistas permitem certos riscos. Sem sistemas definidos, os cabos movem-se de forma incontrolável e podem raspar, torcer ou, no pior dos casos, partir. Isto leva a avarias, maior desgaste e custos de manutenção desnecessários.” Para colmatar esta lacuna, a igus está a desenvolver uma nova calha articulada de uma só peça, a série E1. Foi apresentada pela primeira vez como um projeto de estudo na Feira de Hanôver em 2025. “Recebemos um feedback positivo de projetistas de todo o mundo que procuraram, em vão, uma solução económica para guiar os cabos elétricos em espaços de instalação reduzidos. Isto motivou-nos a avançar com o desenvolvimento mais aprofundado”, afirma Weller.

Calhas articuladas económicas e compactas de uma só peça

A característica especial destas calhas articuladas é o seu desenho de uma só peça, produzidas num único processo de injeção. Isto torna a solução mais económica comparativamente com as calhas articuladas constituídas por vários elos montados. Permite estabilidade aos cabos em espaços de instalação muito reduzidos e proporciona assim uma maior duração de vida dos sistemas. Além disso, o princípio easy-chain facilita a montagem. Os utilizadores podem colocar os cabos através das palhetas flexíveis sem ferramentas, fixando-os em ambos os lados e protegendo-os de influências externas. O sistemas de guiamento podem então ser fixos com terminais integrados, o que garante o movimento com um raio de curvatura predefinido.

A igus procura cooperação com engenheiros interessados

Para acelerar a transição para a produção em série, a igus está neste momento à procura de engenheiros de projeto interessados em projetos piloto. A empresa pretende adaptar as calhas articuladas a várias aplicações. Não é apenas uma questão de comprimento. São possíveis movimentos extremamente curtos de apenas 40 mm, por exemplo para movimentar peças elétricas. Estão também disponíveis vários materiais para moldagem por injeção, incluindo o plástico de elevada performance igumid NB, que se caracteriza pela resistência ao desgaste, resiliência e resistência química. “Queremos trabalhar com os clientes até finalizar novas séries em produção”, diz Weller. “São bem-vindos todos os que queiram dar vida às suas ideias connosco.”

Para testar estes produtos pode registar-se através deste link:
https://www.igus.eu/service/contact/e1-request

Filename: PM4125-1.jpg

Filename: PM4125-PT.docx

Filename: PM4125-PT.pdf

Palavras-chave do artigo