Estreia mundial: Pacotes de cabos com certificação ESD para a máxima segurança na produção de equipamentos eletrónicos
Setembro 16, 2025
Os sistemas de proteção completos para robôs triflex ESD da igus protegem os componentes eletrónicos de dissipação eletrostática – os sistemas básicos já são utilizados com sucesso há mais de 15 anos

Agora a igus lançou a triflex TRE ESD, o primeiro pacote de cabos pronto a ligar do mundo para robôs industriais, agora com certificação ESD, incluindo todos os elementos de ligação. A solução testada pelo instituto Fraunhofer IPA reduz significativamente os trabalho de projeto e aumenta a segurança em áreas de produção sensíveis, como a microeletrónica, a indústria de semicondutores ou a produção de componentes para sistemas de baterias. O sistema pôde ser visto pela primeira vez na automatica 2025 em Munique.
Problemas nas linhas de produção de câmaras miniatura: um robô industrial recolhe um módulo da câmara do tapete transportador e coloca-o numa plataforma de teste. Uma minúscula chispa de descarga sobressai, invisível ao olho humano. O módulo é destruído. Estas descargas eletrostáticas (ESD) são repetidas até que os operadores finalmente encontrem a peça responsável: uma abraçadeira de fixação com a qual o pacote é ligado ao robô industrial.
A igus preenche essa falha de segurança com a triflex ESD
“Até ao momento, nenhum sistema certificado ESD cobria ao mesmo tempo as calhas articuladas e todas as ligações nas zonas críticas”, afirma Matthias Meyer, Diretor da unidade de negócio das calhas articuladas triflex e de Robótica na igus. “Muitos utilizadores realizavam assim as suas próprias ligações. Para além de um elevado nível de trabalho no projeto, isto também levou repetidamente a erros que acabaram por causar descargas eletrostáticas durante a produção”. Para resolver este problema, a igus lançou agora a triflex TRE ESD. “Este é o primeiro pacote de cabos pronto a ligar do mundo compatível com ESD.” O Instituto Fraunhofer de Engenharia e Automação (IPA) testou e certificou o sistema quanto à capacidade de descarga, desde as calhas articuladas até às abraçadeira de fixação. “Revestimentos especiais e os materiais dissipadores garantem que todos os componentes dissipam de forma fiável as cargas eletrostáticas”, diz Meyer. “Os engenheiros de projeto já não têm de se preocupar com os riscos de ESD quando trabalham em zonas de segurança.”
Os sistemas básicos já são utilizados com sucesso há mais de 15 anos
As triflex ESD são constituídas por elos redondos e móveis, fabricados em plástico de elevada performance igumid ESD. As calhas articuladas contém cabos elétricos de potência e de dados, bem como mangueiras hidráulicas, que vão desde a base do robô até à sua ferramenta de trabalho. O sistema de retração RS standard ou com varetas simples baseiam-se no mesmo sistema de retração: com varetas internas em fibra de vidro. Garantem uma retração automática ou um comprimento sem suporte que impede o contacto entre o robô e a calha articulada. Estão completamente envolvidos pela calha articulada dissipadora triflex R, de modo que qualquer tensão que possa ocorrer seja dissipada. As calhas articuladas também estão disponíveis no sistema completamente tapado TRC ESD, que tem certificação de sala limpa seca (ISO Classes 4 e 5) do Fraunhofer IPA. “Ambos os sistemas podem ser adaptados a todos os tipos de robôs e fabricantes comuns. As suas versões standard já são utilizadas com sucesso há mais de 15 anos em muitos clientes”, diz Meyer. “A certificação ESD adicional das calhas articuladas e todas as ligações para áreas críticas oferece agora aos nossos clientes ainda mais segurança.”
