Componentes personalizados de forma mais rápida e fácil com o serviço Tribo-Parts da igus
Setembro 9, 2025
Com a ferramenta online, pode comparar a eficiência da impressão 3D, do fabrico CNC e da produção por injeção.

Impressão 3D, produção CNC ou moldagem por injeção? Quando os engenheiros de projeto procuram o processo de fabrico mais adequado para uma peça personalizada, perdem muitas vezes o foco, o que custa um tempo valioso. O serviço Tribo-Parts da igus muda isto: uma ferramenta online gratuita que permite aos engenheiros encontrar o processo de fabrico mais eficiente em termos de custo, prazos de envio e duração de vida para as peças pretendidas, com apenas alguns cliques e numa única página.
Um engenheiro de projeto numa empresa de engenharia mecânica está sob grande pressão. A temporada de verão está a chegar e o primeiro lote de novas máquinas de bebidas precisa ser entregue o mais rápido possível. Infelizmente, o problema está nos detalhes: ainda falta um elemento deslizante personalizado, que o engenheiro de design precisa mandar fabricar. Qual o processo de fabrico que o permitirá chegar ao seu destino o mais rapidamente possível? Impressão 3D, produção CNC ou moldagem por injeção? Não há tempo para pesquisas e consultas demoradas com vários fabricantes. “Desenvolvemos o serviço gratuito Tribo-Parts para apoiar os engenheiros projetistas na seleção do processo certo para a produção de componentes personalizados”, afirma Thomas Rösler, Diretor das Ferramentas Online na igus. Anteriormente era possível comparar a eficiência da impressão 3D e da injeção, agora também é possível para a produção CNC. Isto significa que os engenheiros de projeto podem avaliar a eficiência dos três métodos de fabrico utilizando uma única ferramenta. Com apenas alguns cliques, é possível encontrar a solução mais económica, rápida e de elevada duração de vida para as peças especiais necessárias. “Não existe outra ferramenta com estas características e possibilidades no mercado. Oferece um verdadeiro valor acrescentado para os clientes que necessitam de componentes personalizados, sejam peças em série ou de substituição, sem quantidade mínima de encomenda, afirma” Rösler.
A ferramenta online compara a viabilidade, o preço, os prazos de envio e a duração de vida
O serviço Tribo-Parts da igus funciona da seguinte forma: os engenheiros de projeto apenas precisam de carregar um modelo CAD da sua peça no website da igus. Se não houver um ficheiro CAD disponível, também é possível criar um online, utilizando uma ferramenta da igus. Após carregar o modelo CAD, os utilizadores são encaminhados para uma página de visão geral, onde podem ver de imediato o preço e os prazos de envio para todos os processos de fabrico adequados. Podem encontrar materiais adequados especificando a sua aplicação, como a temperatura ambiente, a carga ou a pressão superficial. Além disso, podem ter a duração de vida prevista, através da introdução de parâmetros dinâmicos da aplicação. Isto permite identificar e comparar materiais e processos de fabrico adequados de forma ainda mais rápida e encomendá-los imediatamente online. Para uma total transparência, a igus também oferece um serviço adicional: a IA “Next-Best Standard”. Analisa a peça carregada e procura semelhanças com os produtos da igus. Se houver uma correspondência, o utilizador pode mudar para a loja online relevante para selecionar um produto standard adequado em vez de uma solução personalizada no configurador Tribo-Parts. Isto permite-lhe poupar tempo e dinheiro.
O configurador Tribo-Parts oferece transparência e poupa tempo valioso
A ferramenta online, ao integrar a análise comparativa com a maquinação CNC, oferece aos utilizadores uma base sólida para decisões de produção otimizadas — com total transparência em relação à viabilidade, preços, prazos de envio e durabilidade. “Em tempos em que os ciclos de desenvolvimento são cada vez mais curtos e os recursos são escassos, o funcionamento da ferramenta Tribo-Parts ajuda os engenheiros de projeto a poupar tempo valioso”, conclui Rösler. “Em vez de longas pesquisas e comparações, podem concentrar-se na sua principal função: desenvolver produtos inovadores.”
