Com produção em série, a igus apresenta novos roletes, polias e capas protetoras para rolamentos, com uma durabilidade ainda maior.

Janeiro 28, 2026

Os roletes iglidur, isentos de lubrificação e resistentes ao desgaste, têm uma duração de vida útil até seis vezes maior do que as soluções feitas em POM ou PA.

Três de uma só vez: devido à elevada procura, a igus passa a disponibilizar novas polias, roletes e capas adaptadoras para rolamentos em produção em série, até agora apenas fornecidas como produtos personalizados. Fabricados em polímeros de alto desempenho, os novos componentes são uma alternativa económica às peças metálicas equivalentes em inúmeras aplicações. São isentos de lubrificação e resistentes à sujidade, com elevada duração de vida, isentos de manutenção, amortecem vibrações e garantem um funcionamento silencioso.

Os engenheiros de projeto necessitam regularmente de polias fiáveis, por exemplo, para criar estações de trabalho com altura ajustável, dispositivos médicos móveis ou sistemas de elevação compactos. “Tradicionalmente, são utilizadas polias com rolamentos de esferas lubrificados, mas estas podem tornar-se um ponto fraco do sistema, uma vez que são suscetíveis à contaminação”, afirma Lars Kleist, engenheiro de desenvolvimento de roletes na igus. Por isso, a especialista em plásticos lançou uma alternativa no mercado: polias feitas em iglidur JB, um polímero de elevado desempenho. A sua vantagem é que, graças aos lubrificantes sólidos integrados no material, os roletes funcionam diretamente no veio sem lubrificantes adicionais tornando-os resistentes à sujidade, isentos de manutenção e com elevada duração de vida. De acordo com os testes realizados no nosso laboratório, o iglidur JB é cerca de quatro vezes mais resistente ao desgaste do que as polias feitas em POM. Para garantir que os roletes iglidur também desgastam os cabos o mínimo possível, a igus otimizou a geometria das polias. Por exemplo, uma ranhura com perfil especificamente otimizado garante o máximo contacto do cabo com a superfície. “Após a sua instalação, as polias tornam-se um componente com o qual os engenheiros já não precisam de se preocupar”, afirma Kleist. A pressão superficial máxima recomendada é de 35MPa. As polias estão agora disponíveis em três tamanhos para cabos com 1 mm, 1,5 mm e 3 mm de largura.

Roletes em plástico de elevado desempenho para ajustes lineares

Outro novo produto da gama da igus são os roletes feitos de plástico de elevado desempenho iglidur J. São adequados para ajustes lineares, por exemplo, para fechar portas de máquinas, em painéis de controlo móveis ou invólucros de proteção compactos. Até agora, os rolamentos de esferas metálicos lubrificados eram frequentemente utilizados nestes casos. “Os rolamentos metálicos são muito pesados, pelo que requerem uma força de acionamento mais elevada quando os eixos estão em movimento. Também são sensíveis à sujidade, são propensos à corrosão em determinadas circunstâncias e podem causar danos nas guias lineares quando sujeitos a cargas contínuas”, explica Kleist. Por outro lado, os novos roletes fabricados em iglidur J, um material tribologicamente otimizado e isento de lubrificação, são resistentes à sujidade, isentos de corrosão, suaves para as guias e adequados para pressões superficiais até 10 MPa. De acordo com os testes de laboratório, também são cerca de seis vezes mais resistentes ao desgaste do que os roletes de POM. Se, anteriormente, os roletes apenas estavam disponíveis como peças especiais, a igus lançou-os agora como componentes produzidos em série, devido à crescente procura. Atualmente, estão disponíveis com diâmetros externos de 19 a 40mm e podem substituir diretamente os rolamentos de esferas standard, sem qualquer alteração no projeto.

As capas adaptadoras para rolamentos de esferas em polímero minimizam o ruído de funcionamento e o desgaste

Se os engenheiros quiserem continuar a utilizar roletes metálicos, a igus encontrou uma forma de aumentar a duração de vida das guias através de uma pequena intervenção. É aqui que entram em ação as novas capas adaptadoras para rolamentos metálicos feitas em plástico de elevado desempenho iglidur P360. É possível inserir à pressão os rolamentos metálicos nas capas adaptadoras de forma simples. Isto significa que o metal já não desliza sobre o metal, mas sobre o plástico. Isto protege a guia linear e, consequentemente, reduz a necessidade de manutenção. “Os nossos testes de laboratório comprovaram que as capas adaptadoras para rolamentos iglidur P360 são até três vezes mais resistentes ao desgaste do que as capas adaptadoras em PA convencionais”, diz Kleist. “O material é particularmente económico e resistente a choques e impactos. Por último, mas não menos importante, permite um funcionamento significativamente mais silencioso”. As capas protetoras estão disponíveis com diâmetros exteriores de 19 a 48mm.

Filename: PM5625-1.jpg
Filename: PM5625-PT.docx
Filename: PM5625-PT.pdf

Palavras-chave do artigo