Atravessar a água sem corrosão
Novembro 4, 2025
Equipamentos desportivos Jetsurf: a MSR Engines aumenta a fiabilidade com os casquilhos em polímeros da igus isentos de lubrificação e resistentes à corrosão

Atravessar a água numa prancha de surf motorizada: o Jetsurf combina a emoção de um jet ski com a sensação de conduzir uma mota. Os engenheiros do fabricante checo MSR Engines confiam nos casquilhos deslizantes da igus em plástico de elevada performance para garantir que a diversão na água salgada não é prejudicada por uma falha técnica. Os casquilhos em polímeros tornam o equipamento desportivo mais eficiente em muitos aspetos.
O Jetsurf é uma prancha de surf motorizada concebida para ser utilizada de pé. Guiam-no com um guiador e deslocando o seu peso corporal. Um pequeno motor a jato, alimentado a gasolina ou eletricidade, impulsiona a prancha sobre a água a velocidades que podem atingir os 60 km/h. O fabricante, a MSR Engines, sediada em Brno, na República Checa, descreve a experiência como uma mistura entre esquiar e conduzir uma mota — manobrável, potente e empolgante. Para os fundadores da MSR Engines, o Jetsurf representa mais do que um produto desportivo: é uma oportunidade para demonstrar o seu conhecimento e criatividade em engenharia de alto desempenho. Em 2005, desenvolveram pela primeira vez motores de combustão para desportos motorizados, para clientes bem conhecidos como a equipa BMW F1 e a equipa Red Bull KTM MotoGP. Com a crise económica de 2008, que afetou profundamente o setor das corridas, os engenheiros decidiram aplicar a sua experiência a um novo desafio: criar pranchas de surf com motor. O resultado foi o lançamento de uma versão a combustão, seguida de uma versão elétrica, ambas concebidas para oferecer potência, liberdade e diversão sobre a água.
O desafio: encontrar casquilhos deslizantes para o contacto constante com água salgada
Tal como acontece com os motores para as equipas de Fórmula 1, os engenheiros de projeto enfrentaram desafios ao criar a prancha de surf com motor. Por exemplo, tiveram de encontrar casquilhos deslizantes especializados para o suporte do guiador e o punho do acelerador. A tarefa não era simples, os casquilhos tinham de cumprir vários requisitos ao mesmo tempo: tinham de ser isentos de corrosão e manutenção, resistentes a choques, compactos e leves e funcionar sem lubrificação. “Sabíamos que não seria possível realizar o projeto com casquilhos metálicos tradicionais”, diz Martin Hlaváč, Engenheiro de Investigação e Desenvolvimento da MSR Engines. Os engenheiros de projeto confiaram nos casquilhos deslizantes em polímero de elevada performance da igus. No suporte do guiador, são utilizados casquilhos com flange iglidur P, que permitem movimentos suaves e oscilantes. Devido à sua estabilidade térmica e baixa absorção de humidade total, os casquilhos iglidur P estão entre os casquilhos exteriores dimensionalmente mais estáveis para diferentes condições ambientais. Além disso, no punho do acelerador, a MSR Engines integra casquilhos iglidur J, reconhecidos pela sua versatilidade e baixo coeficiente de atrito. Estes asseguram um movimento de rotação leve, fluido e controlado, proporcionando ao utilizador uma experiência de condução precisa e confortável.
Os casquilhos em polímeros tornam o Jetsurf mais resistente e sustentável com menos manutenção
Os casquilhos em polímeros cumprem as elevadas exigências do Jetsurf. Ao contrário dos casquilhos metálicos, são 100% resistentes à corrosão, mesmo em contacto constante com água salgada. Além disso, diferem de muitos plásticos convencionais pela baixíssima absorção de humidade, o que lhes permite manter a estabilidade dimensional e o desempenho durante anos de utilização. Outra vantagem é o facto de os lubrificantes sólidos no material tornarem desnecessária qualquer lubrificação adicional com óleo ou massa lubrificante, eliminando assim tarefas de manutenção e custos associados. Esta característica não só poupa tempo e recursos, como também protege o meio ambiente, evitando que substâncias contaminantes cheguem à água. Os casquilhos em polímero são também extremamente leves — cerca de 80% mais leves do que os equivalentes metálicos. Essa redução de peso é essencial para os engenheiros da MSR Engines, que privilegiam estruturas leves e elevada autonomia. Graças à combinação de materiais de carbono e peças leves como os casquilhos em polímero, um Jetsurf pesa pouco menos de 20 kg – uma pequena fração de uma mota d’água, que normalmente atinge mais de 300 kg. “Os casquilhos em polímero da igus são exatamente o que estávamos à procura”, conclui Hlaváč. “Ajudam-nos a tornar o Jetsurf mais resistente, com menos manutenção e mais sustentável.”
Pode encontrar mais informações sobre os casquilhos deslizantes iglidur aqui: https://www.igus.pt/casquilhos-deslizantes
