Atenção engenheiros projetistas! A igus abriu a fase de candidaturas para o 10º prémio vector

Outubro 7, 2025

O concurso internacional distingue a utilização criativa de calhas articuladas para o guiamento de cabos elétricos

O prémio vector distingue projetos únicos a nível mundial com sistemas de calhas articuladas. (Fonte: igus GmbH)

O sinal de partida para a fase de inscrição do prémio vector 2026 já foi dado. Pela décima vez, uma iniciativa conjunta irá homenagear projetistas de todo o mundo que utilizam calhas articuladas em plástico de elevada performance para o guiamento de cabos elétricos e que estabelecem novos padrões tecnológicos. Os vencedores recebem até 5000 euros em prémio monetário.

O prémio vector ganhou importância internacional. Em 2024 foram recebidas mais de 320 candidaturas de 37 países. “Esta resposta impressionante, reflete a diversidade e o espírito inovador da comunidade internacional de engenharia”, diz Michael Blass, Diretor Executivo para sistemas de calhas articuladas na igus. Ao mesmo tempo, mostra a diversidade das aplicações com calhas articuladas igus. A calha articulada mais comprida da série 5050 RHD tem 670 metros de comprimento e foi instalada para alimentar uma escavadora de uma central termoelétrica na Índia, preenchida com cabos elétricos que pesam várias centenas de quilos. Outros modelos semelhantes podem ser encontrados nos portos marítimos por todo o mundo, na alimentação aos carros dos pórticos de contentores STS. No outro extremo do espetro, os membros mais pequenos da série E2 micro, com apenas alguns centímetros de comprimento, deslocam-se nas guias estreitas, por exemplo, nos robôs industriais modernos, em dispositivos médicos ou impressoras 3D. “No entanto, as aplicações atuais também mostram que as exigências das calhas articuladas estão constantemente a aumentar”, sublinha Michael Blass. Os sistemas têm de lidar com cargas cada vez mais elevadas, velocidades crescentes e sequências de movimentos dinâmicos na robótica. “Muitos dos projetos são conquistas técnicas de topo, mas que raramente atraem a atenção do público. Queremos mudar isto com o prémio vector 2026, oferecendo aos projetistas e às empresas um palco internacional para as suas aplicações com os sistemas de calhas articuladas.”

As candidaturas serão aceites até dia 30 de janeiro de 2026

A competição atribui quatro prémios: o vector de ouro com 5000 euros de prémio monetário, o vector de prata com 2500 euros, o vector de bronze com 1000 euros e o vector verde para soluções excecionalmente sustentáveis, também no valor de 1000 euros. A fase de candidaturas para o 10º prémio vector começou a 6 de outubro de 2025. Podem participar todos os engenheiros e projetistas que utilizam as calhas articuladas em plástico de elevada performance ou as soluções híbridas com plástico da igus. As aplicações não devem estar na fase de projeto, mas já devem ter sido implementados com sucesso. A data limite para as inscrições é 30 de janeiro de 2026. Um júri independente, composto por especialistas da área de investigação, imprensa especializada e da indústria, reunir-se-á em Colónia a 26 de Fevereiro para selecionar os vencedores. Os vencedores serão anunciados a 8 de abril de 2026.

Inscreva-se já no concurso vector em: www.igus.pt/vector

Filename: PM5525-1.jpg

Filename: PM5525-PT.docx

Filename: PM5525-PT.pdf

Palavras-chave do artigo