Ainda mais fiabilidade em longos cursos graças aos novos sensores i.Sense EC.B com cabo de segurança para calhas articuladas
Julho 27, 2023
Um em vez de dois: monitorização do estado em calhas articuladas com 35 metros ou mais, agora com um único sensor
Elevadas tensões, velocidades e condições ambientais muito adversas: as calhas articuladas têm de resistir, muitas vezes, a situações extremas. O guiamento fiável dos cabos elétricos em movimento é um desafio, por exemplo, em cursos muito longos como nos grandes sistemas de pórticos de cais. Para garantir uma segurança ainda maior dos sistemas nestes casos, a igus tem agora o i.Sense EC.B, um novo sensor com cabo de segurança para monitorização inteligente do estado das calhas articuladas com 35 metros ou mais.
Vento, gelo, sujidade, corpos estranhos ou uma guia empenada: há uma grande variedade de influências externas que podem causar mesmo a quebra da calha articulada mais robusta e durável durante o funcionamento. Para evitar tempos de paragem não planeados e os custos associados, a igus, especialista em motion plastics, oferece aos utilizadores o comprovado sistema i.Sense EC.B para monitorização do estado em calhas articuladas. As potenciais quebras da calha articulada podem ser detetadas num instante, mesmo em cursos muito longos. O novo cabo de segurança permite agora que apenas um único sensor seja necessário para a monitorização inteligente do estado das calhas articuladas com 35 metros ou mais. A extensão da gama de medição de 80 para 999 milímetros elimina a necessidade do um segundo sensor do lado da extremidade fixa. A maior amplitude na medição oferece também uma melhor precisão em cursos longos. Se for detetada uma quebra, o sensor envia imediatamente uma mensagem, e o módulo de avaliação envia um sinal para a unidade de controlo do sistema. Podem também ser ligados dois sensores (para sistemas com calhas opostas, por exemplo) ao novo módulo de avaliação i.Sense GEN II. Se forem ligados às portas digitais de E/S do sistema de comando, podem também ser utilizados para desencadear uma paragem rápida do sistema. O novo sensor no cabo de segurança é compatível com todos os sistemas EC.B e módulos i.Sense anteriormente fornecidos, e pode também ser integrado nos conceitos IIoT.
Resistentes a condições atmosféricas adversas
O sistema i.Sense da igus já provou a sua eficácia em muitas indústrias, como por exemplo, em aplicações muito dinâmicas no sector automóvel. Mas a indústria 4.0 está a exigir cada vez mais máquinas e sistemas de monitorização – como é bem evidenciado nas gruas portuárias. As gruas estão a trabalhar cada vez mais rapidamente e o comprimento dos cursos é cada vez maior. Isto faz com que seja muito mais importante um sistema de fornecimento de energia robusto e resistente. “Queremos que os operadores de gruas beneficiem das experiências positivas do sistema i.Sense EC.B na indústria automóvel”, diz Richard Habering, responsável da Unidade de Negócios de smart plastics da igus. “Para um processamento seguro e sem falhas nos pesados cabos elétricos em condições ambientais adversas, a deteção do estado em tempo real ao longo de toda o curso agrega uma enorme mais-valia para os operadores portuários ou de gruas”. Para além da maior distância na medição, o novo sensor com cabo caracteriza-se pela extrema resistência às condições atmosféricas e robustez, tornando-o especialmente interessante para aplicações ao ar livre. Os sistemas de grua totalmente automáticos são particularmente suscetíveis a paragens inesperadas porque não há nenhum operador que escute quaisquer sinais de aviso. Para uma melhor proteção contra falhas inesperadas, os operadores podem utilizar o fiável sistema de monitorização i.Sense EC.B.
Maior fiabilidade, menores custos
O sistema inteligente da igus proporciona aos clientes um controlo total, uma boa visão geral e um fornecimento de energia fiável. Isto prolonga a duração de vida tanto das calhas articuladas, como das máquinas em que são utilizados. A igus realiza séries de testes contínuos no maior laboratório de testes da indústria para sistemas dinâmicos de fornecimento de energia em movimento, de forma a otimizar continuamente a longevidade dos seus motion plastics. Os primeiros avisos de falha do sistema i.Sense EC.B também reduzem consideravelmente os custos: os custos de compra são mais baixos, uma vez que apenas é necessário um sensor para a monitorização em tempo real do estado das calhas articuladas com 35 metros ou mais, e os custos de manutenção podem ser reduzidos. Em vez de intervalos regulares, as empresas podem realizar a manutenção baseada no estado atual, evitando a substituição desnecessária ou precoce dos cabos e das calhas articuladas.