Agora com ajuste em várias posições: sistema deslizante da igus para um posicionamento preciso e isento de PTFE
Maio 6, 2025
Compactos, leves e de baixa manutenção: os novos sistemas de guias lineares drylin W com função de ajuste preciso através de encaixes, mesmo em pequenos espaços de instalação

Quer seja para o movimento de um sensor entre pontos específicos, o ajuste de um encosto de cabeça ou a colocação de um ecrã numa posição ergonómica até à sua fixação na posição desejada, a igus lançou as novas guias lineares com carruagens de bloqueio drylin WWP, sem PTFE, para posicionamento simples, por exemplo, em interiores. A solução é intuitiva, compacta, durável e, particularmente leve, higiénica e de baixa manutenção, graças à combinação de materiais plásticos de elevada performance isentos de lubrificação e o alumínio.
As pessoas gostam de conforto e apreciam também a possibilidade da personalização. Por isso, não é surpreendente que, à medida que a tecnologia avança, há cada vez mais sistemas que podem ser posicionados individualmente para uma utilização confortável e ergonómica, desde sofás com apoios para as pernas e ecrãs em veículos até aos encostos de cabeça e apoios para os braços em aviões e comboios. O ajuste é particularmente vantajoso quando requer o menor número possível de movimentos. “Muitos fabricantes querem guias lineares com um mecanismo de encaixe que seja tão minimalista quanto possível e que não exija alavancas ou outros componentes mecânicos complexos e elétricos”, diz Michael Hornung, Gestor de Produto dos Sistemas Lineares e de Acionamento drylin na igus. “Por isso, desenvolvemos as novas guias lineares drylin WWP com função de encaixe, que permitem um posicionamento simples e económico.”
Ajustes precisos, flexíveis e robustas
As guias lineares são constituídas por dois componentes: uma carruagem em plástico de elevada performance, que pode ser ligada ao sistema a movimentar e uma guia linear em alumínio, na qual se realiza o movimento, pode ser por exemplo, o ajuste do encosto de cabeça de um sofá. Qual é a característica especial: em intervalos regulares, a guia contém pequenos anéis em polímero com apenas alguns milímetros. Na parte inferior da carruagem existe uma esfera de aço que assenta numa mola com uma pré-tensão que pode ser configurada. Assim que uma posição predefinida é atingida durante o movimento, a esfera encaixa com um clique audível e o objeto fixa nessa posição. A capacidade de carga estática máxima da guia é de 100N na vertical e de 50N na horizontal. Para soltar a carruagem, o utilizador terá apenas de aplicar a força suficiente para empurrar a esfera para fora da ranhura. O sistema movimentar-se-á novamente de forma livre até a esfera encaixar na posição seguinte. Hornung esclareceu: “O sistema é muito intuitivo, resistente e à prova de avarias graças à ausência de complexos componentes mecânicos.” Isto é também confirmado pelos testes realizados no laboratório de testes da empresa, com 4.000 m2.
Peso até 65% mais leve e funcionamento a seco isento de lubrificação
Os utilizadores podem adaptar este novo sistema linear às suas aplicações. As guias estão disponíveis em comprimentos até 3.000 mm e em versão com anodizado duro, anodizado prateado ou preto. Para padrões da furação personalizados, a igus também oferece guias sem furação. As carruagens em polímero estão disponíveis em dois tamanhos: tamanho 1030 (dimensões dos patins: L60xW56xH24 mm) e tamanho miniatura 0620 (dimensões dos patins: L40xW32xH14 mm). “Com estas dimensões, os sistemas são mais compactos e leves do que os sistemas com rolamentos de esferas recirculantes. O design light também significa que é flexível e pode ser transportado, o que o torna ideal para interiores de veículos onde o espaço é frequentemente escasso”, disse Hornung. “Comparativamente aos patins miniatura de alumínio, os utilizadores poupam até 65% no peso.” Além disso, não é necessária lubrificação externa. A carruagem é feita de plásticos de elevada performance com lubrificantes sólidos integrados que garantem um funcionamento limpo, de baixa manutenção e consistentemente suave durante vários anos. Além disso, o plástico de elevada performance utilizado, está isento de cerca de 100 químicos PFAS, que poderão ser sujeitos a futuros regulamentos, cumpre também os requisitos de baixa vaporização do setor automóvel.
