A Metaprint automatiza o carregamento das máquinas de impressão com um módulo linear multiaxial XXL da igus
Setembro 23, 2025
O fabricante de embalagens estoniano aumenta a eficiência e fiabilidade da produção com uma solução de Automação Low-cost feita à medida

A automação à medida não tem de ser cara. A Metaprint AS, da Estónia, um dos maiores fabricantes de embalagens de aerossol da Europa, é a prova disso. A empresa utiliza agora um módulo linear multiaxial XXL da igus para carregar uma máquina de impressão. Em comparação com os sistemas convencionais, esta solução de Automação Low-cost reduz os custos de investimento e é também fácil de colocar em funcionamento graças à função plug & play do controlador.
Existem tarefas rotineiras que ninguém gosta de fazer, seja aspirar em casa ou carregar máquinas na indústria. Enquanto os robôs de vácuo são cada vez mais utilizados nas casas, a empresa estoniana Metaprint AS conta com um módulo linear multiaxial XXL da igus na produção. “A tarefa do robô é carregar uma máquina de impressão com placas metálicas finas”, diz o Engenheiro de Desenvolvimento Kristofer Ott Sutt. “Reduz visivelmente a carga de trabalho dos nossos funcionários e também ajudou a aumentar a eficiência na produção.” A Metaprint AS foi fundada em 1891 e é agora um dos principais fabricantes de embalagens de aerossóis na Europa. Os sprays são utilizados em produtos como pesticidas na agricultura até sprays antiaderentes na indústria alimentar.
“Sem esta solução, provavelmente não seríamos capazes de por em prática os nossos planos de automação”
A automação do carregamento da impressora revelou-se muito mais complexa para a Metaprint do que o esperados. O preço foi uma particular dor de cabeça. “Solicitei algumas propostas de engenheiros mecânicos em Estónia”, recorda Sutt. “Mas ficaram bem acima do nosso orçamento”. A solução veio finalmente sob a forma do sistema de módulo linear multiaxial XXL da igus, que foi originalmente desenvolvido para aplicações de paletização. Custam até 60% menos do que soluções comparáveis e são também fáceis de colocar em funcionamento graças à sua função plug & play. “O sistema económico é ideal para pequenas e médias empresas com um orçamento limitado. Sem esta solução, provavelmente não seríamos capazes de concretizar os nossos planos de automação.” É de salientar que esta não é uma solução standard. “Juntamente com a igus como fornecedor de sistemas, fomos capazes de conceber uma solução especial em poucas semanas por um preço razoável.”
O robô coloca placas metálicas em bruto com uma precisão de +/-0,5 mm
Com uma área de trabalho de 4.700 x 2.600 x 900 mm, o robô cartesiano multiaxial da igus em operação é o maior do seu gênero na Estónia. Parece uma impressora 3D gigante. É constituído por módulos lineares drylin e calhas articuladas isentas de lubrificação da série E2i, que asseguram um guiamento seguro dos cabos nos robôs. Caracterizam-se pela sua elevada duração de vida, pelo funcionamento particularmente silencioso e a facilidade de preenchimento e montagem. Um dos produtos utilizados aqui é a calha articulada E2i.15, uma calha articulada particularmente pequena e leve que é ideal para aplicações altamente dinâmicas e para os espaços de instalação mais reduzidos. Uma garra com quatro ventosas de vácuo recolhe as placas metálicas de uma palete e coloca-as sobre uma mesa no centro do robô cartesiano, com uma repetibilidade de +/-0,5 mm e uma capacidade de carga até 25 kg. São montados dois perfis de alumínio adicionais nos lados da mesa, nos quais se move outra travessa com três ventosas. As garras empurram os espaços para a área de alimentação da impressora, esta automação elimina a necessidade de trabalho manual repetitivo de alimentação e posicionamento.
Vídeo sobre a aplicação: https://www.youtube.com/watch?v=Qo0kqB3gazE
