65 vezes mais resistentes ao desgaste: a igus desenvolve rolamentos de esferas para cargas químicas extremas

Novembro 11, 2025

As cerâmicas técnicas e os plásticos de elevada performance asseguram a máxima duração de vida sem manutenção

Utilização segura, mesmo em contacto com produtos químicos: a igus desenvolveu dois novos rolamentos de esferas resistentes a produtos químicos e com elevada duração de vida. (Fonte: igus GmbH)

A igus desenvolveu dois novos rolamentos de esferas xiros resistentes a químicos e particularmente duráveis para utilização em contacto com produtos químicos. São 65 vezes mais resistentes ao desgaste do que os rolamentos de esferas feitos inteiramente de plástico polieteretercetona (PEEK). Esta durabilidade deve-se a uma combinação de anéis e esferas feitas em cerâmica técnica e um alojamento da igus em PEEK. Os projetistas das indústrias química e de processamento, aeroespacial e automóvel, entre outros, beneficiam da sua longa duração de vida.

Sempre que os rolamentos de esferas entram em contacto com produtos químicos, existe o risco de corrosão e falha prematura, seja em misturadores na indústria de processamento, caixas de engrenagens de motores, turbinas de aeronaves ou analisadores em laboratórios médicos. “Os rolamentos de esferas metálicos clássicos, em particular, são suscetíveis à corrosão sob estas condições. Até os rolamentos de esferas em PEEK atingem rapidamente os seus limites técnicos em aplicações quando são sujeitos a substâncias químicas combinadas com velocidades e cargas elevadas, especialmente quando é necessária uma longa duração de vida,” afirma Marcus Semsroth, Chefe da Unidade de Negócio de rolamentos de esferas em polímeros xiros da igus. “Queremos oferecer aos engenheiros de projeto uma maior segurança e aumentar a duração de vida e a eficiência das suas aplicações. Por isso, desenvolvemos os novos rolamentos de esferas em cerâmica da série xiros. Resistem a substâncias químicas e têm uma duração de vida consideravelmente mais elevada do que os casquilhos em PEEK standard.” As chumaceiras estão agora disponíveis em três dimensões DIN, com diâmetros interiores de 8, 10 e 12 mm. Estão disponíveis outras dimensões mediante pedido.

Testes no laboratório comprovam a elevada resistência ao desgaste

A razão para a duração de vida dos novos casquilhos é uma combinação especial de materiais: os anéis internos e externos e as esferas são feitas de cerâmica técnica. O alojamento que segura as esferas em posição é um material baseado em PEEK desenvolvido pela igus. “Os testes realizados no nosso laboratório interno mostraram que esta combinação de materiais torna os rolamentos de esferas 65 vezes mais resistentes ao desgaste do que as alternativas constituídas inteiramente por PEEK”, explica Semsroth. Os novos casquilhos de cerâmica são também cerca de 40% mais leves do que os casquilhos metálicos, o que melhora a eficiência energética, especialmente a altas velocidades. Além disso, são isentas de manutenção, uma vez que não necessitam de lubrificantes para o seu funcionamento a seco com baixo atrito. Os casquilhos de cerâmica não são magnéticos nem condutores elétricos, o que é outra vantagem para a segurança de muitas aplicações, tais como motores elétricos.

Especialmente desenvolvida para velocidades elevadas

A igus oferece duas versões dos rolamentos de cerâmica: ambas são adequadas para aplicações onde as altas temperaturas e velocidades são cruciais, tais como motores de aviões, caixas redutoras e dispositivos médicos. Os rolamentos de esferas são particularmente resistentes a substâncias químicas em ambientes alcalinos. Os rolamentos feitos de óxido de zircónio branco são mais robustos e resistentes à corrosão. São também mais económicos do que a versão preta de nitreto de silício, que é ligeiramente mais frágil. O rolamento de esferas de nitreto de silício, por outro lado, oferece uma estabilidade térmica particularmente elevada. Isto torna-os adequados para aplicações que envolvem vapor sobreaquecido ou rápidas flutuações de temperatura. “A variante de nitreto de silício é, portanto, a escolha preferida para indústrias como a aeroespacial. O óxido de zircónio, por sua vez, é ideal para fábricas químicas, dispositivos médicos ou para a indústria alimentar”, afirma Semsroth, resumindo as vantagens dos dois novos rolamentos de esferas de cerâmica.

Mais informações sobre os novos rolamentos de esferas em cerâmica: https://www.igus.pt/produto/ceramic-bal-bearing

Filename: PM4725-1.jpg

Filename: PM4725-PT.docx

Filename: PM4725-PT.pdf

Palavras-chave do artigo