A igus, especialista em calhas articuladas, apresentou na Feira de Hanôver a sua nova gama de calhas articuladas denominadas “glide-chain”. Esta gama foi desenvolvida especificamente para aplicações deslizantes e é ideal para cursos até 30m, como é o caso, por exemplo, das pontes rolantes. O design compacto permite uma redução de custos de 30 a 40%.
Esta empresa francesa, a SCALLOG desenvolveu um robô autónomo chamado “Boby” que pode transportar caixas que pesem até 600 kg em armazéns logísticos. Para maximizar o alcance do robô e minimizar a sua manutenção, os engenheiros confiam nos casquilhos deslizantes iglidur isentos de lubrificação da igus, a empresa especializada em plásticos resistentes ao desgaste e que são significativamente mais leves do que as soluções metálicas comparáveis.
Os portos marítimos estão sob pressão em todo o mundo, para se manterem competitivos, os terminais têm de descarregar e carregar navios maiores em períodos de tempo mais curtos. Por isso, cada vez mais operadores utilizam componentes modernos como as robustas calhas articuladas da igus, compatíveis com a Indústria 4.0. A empresa especialista em motion plastics equipou agora o 2.000º pórtico portuário STS com calhas articuladas e está a equipar cada vez mais terminais preparados para o futuro.
Quer seja para o movimento de um sensor entre pontos específicos, o ajuste de um encosto de cabeça ou a colocação de um ecrã numa posição ergonómica até à sua fixação na posição desejada, a igus lançou as novas guias lineares com carruagens de bloqueio drylin WWP, sem PTFE, para posicionamento simples, por exemplo, em interiores. A solução é intuitiva, compacta, durável e, particularmente leve, higiénica e de baixa manutenção, graças à combinação de materiais plásticos de elevada performance isentos de lubrificação e o alumínio.