A igus investe na nova geração de especialistas em robótica

Julho 10, 2024

Estudantes da Universidade TH de Nuremberga aprofundam os seus conhecimentos em automação durante uma visita a Colónia

Estudantes da Universidade TH de Nuremberga aprofundam os seus conhecimentos em automação durante uma visita a Colónia

“A igus é uma empresa com uma mentalidade prática que simplesmente adora investigação.” Este foi o resumo dos estudantes da Technische Hochschule Nürnberg, Georg Simon Ohm, que visitaram a fábrica da igus em Colónia para aprofundar os seus conhecimentos sobre automação. Em julho de 2023, viajaram para Bordéus como Equipa Autonohm para participar no 26º Campeonato Mundial RoboCup com o cobot Low-cost ReBeL da igus.

Os oito estudantes da Technische Hochschule Nürnberg, Georg Simon Ohm (“a Ohm”) participam regularmente em competições internacionais de robótica como Equipa Autonohm. Durante a visita à igus, Alexander Mühlens e a sua equipa familiarizaram os jovens especialistas com as novas tendências da automação low-cost, das quais os jovens especialistas em robótica irão beneficiar em competições futuras. “A visita à igus foi uma oportunidade valiosa para os nossos alunos aprofundarem os seus conhecimentos sobre a área da automação, juntamente com os seus estudos,” afirma o Prof. Dr. Frank Pöhlau, Professor de Eletrotécnica, Engenharia de Precisão e Tecnologias de Informação da Faculdade de Engenharia da Ohm’s. “Eles conseguiram obter conhecimentos profundos sobre uma empresa com uma mentalidade prática que adora a investigação. Este investimento na nova geração de especialistas em robótica não é apenas uma inspiração, mas também um passo em direção a um futuro promissor da automação.”

Os estudantes construíram um veículo logístico autónomo com a Automação Low-Cost da igus

A empresa com sede em Colónia está sempre à procura de entusiastas em robótica para reforçar as suas próprias equipas em todo o mundo e, por isso, promove ativamente jovens talentos. A igus apoia os futuros especialistas em robótica não só com conhecimento, mas também com hardware. A empresa forneceu à Equipa Autonohm o ReBeL, um braço robótico articulado de seis eixos feito quase inteiramente em plásticos de elevada performance. Concorre com os clássicos robôs industriais construidos de metal. Tem um peso de apenas 8,2 quilogramas e a versão plug&play totalmente equipada, está disponível a partir de 4970 euros. Os estudantes utilizam o ReBeL para um veículo logístico autónomo chamado Omega4. Pouco maior do que uma palete compacta, equipado com tração elétrica às quatro rodas e com o braço robótico articulado como garra, o Omega4 poderá, no futuro, transportar mercadorias em instalações industriais. O braço tem um alcance de 660 milímetros e uma capacidade de carga de dois quilogramas. “Continuo extremamente impressionado com o elevado grau de compromisso e paixão pela robótica. Além disso, é realmente notável a rapidez e a imaginação com que os alunos desenvolveram o robô”, sublinha Mühlens. “Em apenas alguns dias, o ReBeL foi acoplado ao veículo auto-guiado (AGV).”

A equipa Autonohm ficou em quarto lugar com o ReBeL no Campeonato do Mundo RoboCup

No 26º Campeonato Mundial RoboCup em Bordéus, o veículo autónomo provou que o Omega4 tem o que é preciso para se tornar um robô de logística. No evento, os 2.500 participantes de 45 países, apresentaram os seus desenvolvimentos nos domínios da robótica, da IA e da informática. Originalmente lançado como um torneio de futebol para robôs, o campeonato mundial é agora complementado por outras disciplinas, incluindo a RoboCup@Work, uma competição que promove o desenvolvimento de robôs móveis que poderão trabalhar no futuro em conjunto com os humanos em tarefas complexas. O Omega4 provou que consegue perceber, interpretar e interagir com o que o rodeia, utilizando sensores, câmaras e um sofisticado software. No final, a equipa Autonohm terminou em quarto lugar.

A visita de jovens engenheiros inspirou a igus a desenvolver um novo produto para a Automação Low-Cost

Beneficiando da visita dos jovens engenheiros, a igus também e lançou um novo produto. “Para além da plataforma desenvolvida para o seu robô de logística, a Team Autonohm e a Ohm utilizam um veículo móvel chamado Eduard, que permite uma formação básica intuitiva em robótica móvel. Adicionámos o fabricante Eduart Robotik à nossa plataforma de robótica RBTX.com”, diz Mühlens. “No próximo passo, queremos combinar o Eduard com o ReBeL para criar um novo sistema de automação low-cost para a investigação.”

Filename: PM0424-1.jpg

Filename: PM0424-PT.docx

Filename: PM0424-PT.pdf

Palavras-chave do artigo