Tão finas quanto um fio de cabelo humano: as novas micro rodas dentadas da igus com módulo de 0,2

Dezembro 13, 2023

Os dentes delicados das micro rodas dentadas tornam-nas adequadas para aplicações muito precisas em espaços confinados

Para aplicações de elevada precisão, a igus oferece agora micro rodas dentadas resistentes ao desgaste em plásticos de elevada performance. (Fonte: igus GmbH)

Dos microdrives aos microscópios, até à engenharia de precisão, engenheiros em todo o mundo estão a construir produtos cada vez mais compactos. A igus agora produz micro rodas dentadas com módulos tão pequenos quanto 0,2. As dimensões dos dentes são muito próximas às de um fio de cabelo humano. Graças aos plásticos de elevada performance, os dentes permitem movimentos precisos e de baixo desgaste em produtos de alta qualidade.

Quando um fotógrafo faz zoom com a sua máquina fotográfica, uma caixa redutora constituída por minúsculas engrenagens, apenas com alguns milímetros, movem-se no interior da lente. Os seus dentes são muito pequenos e dificilmente visíveis a olho nu. “Estas aplicações de engenharia de precisão requerem micro rodas dentadas, extremamente fortes e resistentes ao desgaste para funcionar de forma fiável durante anos”, diz Steffen Schack, Diretor da Unidade de Negócio iglidur na igus. “Por esta razão, otimizamos a nossa produção para fabricar mecanicamente micro rodas dentadas com um módulo tão pequeno quanto 0,2, a partir de plástico de elevada performance.” A empresa utiliza varões iglidur, incluindo iglidur A180 e iglidur A500. Estes materiais são tribologicamente otimizados: não só são robustos, como também têm excelentes especificações de atrito e desgaste. Ao mesmo tempo, são muito mais leves do que as rodas dentadas metálicas.

Os seus dentes tão finos como os cabelos humanos

Com módulos tão pequenos de 0,2, a igus alargou ainda mais os limites da sua produção mecânica. “A capacidade de fabricar dentes de engrenagens, que dificilmente podem ser vistos a olho nu diferencia-nos de muitos concorrentes no mercado”, diz Schack. “Apesar do seu tamanho, os dentes têm excelentes especificações mecânicas. Permitem movimentos fiáveis e altamente precisos em equipamentos de precisão.”

Preços económicos mesmo para pequenas quantidades

A igus oferece agora aos clientes, a produção personalizada de micro rodas dentadas com plásticos de elevada performance. “A maquinagem a partir de varões iglidur permite preços económicos mesmo para pequenas quantidades. Podemos produzir grandes quantidades através da injeção, por exemplo, para a produção de automóveis em série”, diz Schack. As rodas dentadas são adequadas para uma vasta gama de aplicações que requerem movimentos finamente coordenados, em espaços de instalação muito pequenos, por exemplo, microscópios ou outros instrumentos óticos, motores miniatura e microdrives.

Filename: PM4723-1.jpg

Filename: PM4723_Micro-Zahnräder_PT.docx