A igus lança o primeiro cabo de potência com certificação UL para esteiras porta-cabos metálicas e calhas articuladas

Junho 19, 2024

O cabo chainflex CF33.UL assegura o guiamento seguro do cabo em calhas articuladas e esteiras porta-cabos com uma garantia de quatro anos

O cabo chainflex CF33.UL assegura o guiamento seguro do cabo em calhas articuladas e esteiras porta-cabos com uma garantia de quatro anos

Com o novo cabo chainflex CF33.UL, a igus desenvolveu o primeiro cabo de potência do mundo para calhas articuladas e esteiras porta-cabos com certificação UL e uma garantia funcional de quatro anos na calha articulada. Isto permite que o cabo seja colocado sem problemas desde a calha articulada até à esteira porta-cabos sem um conetor de ligação. O CF33.UL também acrescenta um cabo de potência com malha de PVC à gama chainflex.

Os cabos não são exatamente os produtos mais interessantes. No entanto, sem um cabo, não seria possível ler este texto. Afinal de contas, são essenciais para nos fornecerem eletricidade e dados todos os dias. Uma falha num cabo provoca danos consideráveis, especialmente na produção. Os cabos têm de suportar uma grande variedade de cargas, como o calor, o frio, a alta dinâmica, a radiação UV ou mesmo as chamas. Os certificados de teste do Underwriters Laboratories (UL) também são necessários para uma exportação simples de máquinas e sistemas para os EUA e Canadá. A igus desenvolveu agora o cabo de potência CF33.UL especialmente para cabos em calhas articuladas e esteiras porta-cabos. O que os torna especiais é a sua certificação UL (“Flexible Motor Supply Cable” de acordo com a UL 2277″). Normalmente, os cabos com certificação UL destinam-se apenas a instalações estáticas ou com movimentos ocasionais. A certificação UL de cabos para calhas articuladas em movimento contínuo não existia até agora. “Com o novo cabo de potência, oferecemos aos nossos clientes um tipo de cabo que é adequado tanto para calhas articuladas como para esteiras porta-cabos. Os conetores de ligação já não são necessários”, explica Rainer Rössel, Vice-Presidente e Chefe da Unidade de Negócio de Cabos chainflex na igus. Os utilizadores também evitam a duplicação do stock de cabos para calhas articuladas e instalação fixa.

A igus oferece garantia
“Também confiamos na garantia da duração de vida do nosso novo cabo de potência. Fornecemos aos clientes uma segurança testada e certificada”, afirma Rössel. Para este efeito, a igus coloca os seus cabos à prova no seu próprio laboratório de 3.800 metros quadrados. Graças a esta série de testes e a 30 anos de experiência no campo dos cabos para movimento, a igus alargou recentemente a garantia no novo cabo de potência para quatro anos ou dez milhões de ciclos. A igus também utiliza os dados do laboratório para as suas ferramentas online, tais como o cálculo da duração de vida chainflex. Aqui, os clientes podem determinar online a durabilidade dos cabos nas suas aplicações. Dessa forma, os cabos chainflex permitem melhorar ainda mais a sustentabilidade das suas aplicações. O motivo é que um cabo que é substituído muito antes do final de vida ou por quebra, acarreta um impacto de CO2 relativamente elevado devido à produção e ao transporte de um substituto.

Pode encontrar mais informações sobre a série CF33.UL online em:

Filename: PM6723-1.jpg

Filename: PM6723-PT.docx

Filename: PM6723-PT.pdf

Palavras-chave do artigo